terça-feira, 26 de junho de 2007

Prevendo IPCA com o Demetra

Sugerimos um primeiro exercício: rodar a rotina do Demetra para ajuste sazonal na série mensal de variações do IPCA (Tramo-Seats, correção de dias úteis e feriados nacionais, incluindo segundas e terças de carnaval); solicitar que o programa realize projeções para a série original - ou seja, sem o ajuste sazonal.

Todos são convidados a replicar esse procedimento. Para fazê-lo, basta baixar a série de variações mensais do IPCA no site www.ipeadata.gov.br e gerar uma planilha excel com dados mensais de Jan/2000 a Maio/2007. Atenção para o fato de que as planilhas importadas pelo Demetra precisam ter uma coluna de datas reconhecida no excel como tal (formatação das células da planilha para datas).

Resultados:
1-Não rejeita-se o modelo de ajuste sazonal para o período amostral, mas há indícios de autocorrelação nos resíduos! Tudo indica que a amostra seja pequena demais...
2-Com base nas projeções de taxas mensais, é possível estimar que o IPCA terá variação acumulada em 2007 de 3,23% (um pouco aquém dos 3,56% previstos hoje por instituições Top 5 do Relatório Focus, Banco Central do Brasil);

Se você realizou o exercício, adicione aqui um comentário com a resposta para as seguintes perguntas: E para 2008? Qual seria a previsão desse modelinho para a inflação acumulada naquele ano? Ela é semelhante às estimativas de mercado hoje, em torno de 4%?

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei inflação acumulada em 2008 de 3,11%, bem aquém do que o mercado prevê.

DessazBrasil disse...

Perfeitamente: observa-se que a previsão para períodos mais longos como esse - 2008 - requer mais informações sobre a economia (previsões de câmbio, ritmo de atividade econômica, balança comercial)... elementos que esse modelinho simples não tem! Aqui, toda projeção é baseada no comportamento recente da variável.